Escola Secundária de Francisco Franco
10º Ano/Oral Reflectido/Novembro/Dezembro 2010
COMO PREPARAR E FAZER UMA BOA EXPOSIÇÃO ORAL?
A exposição oral é um dos exercícios de expressão mais praticados na maior parte das aulas. Contudo, também é frequente realizá-la no quotidiano, para partilhar informação.
Seja para expor ideias acerca de determinado tema, para apresentar factos ou situações ou para organizar a informação obtida num trabalho de pesquisa, os alunos dirigem-se aos restantes elementos da turma, num tom mais académico e objectivo, com o propósito de transmitir informação útil.
A exposição de um tema é, assim, o desenvolvimento do seu conteúdo face a um público ouvinte. Há que considerar dois aspectos: o conteúdo e o modo de transmiti-lo.
1. Como preparar uma exposição?
A preparação implica:
►definir os objectivos essenciais da apresentação, através do estabelecimento de algumas ideias essenciais;
►preparar a intervenção, procurando informação necessária na obra lida, noutros livros, em experiências vividas por si ou pelos outros…, revistas, dicionários, enciclopédias, etc. (recorrer aos tópicos do guião já dado…);
►enquadrar a apresentação no tempo disponibilizado;
► introduzir, sumariamente, o assunto a expor (apresentado de forma apelativa o tema e o plano global da exposição);
►organizar os dados de forma lógica e adequada ao público-alvo;
► sintetizar os aspectos enunciados;
► concluir a apresentação, fazendo a síntese das ideias, aspectos ou argumentos principais;
►verificar se a mensagem foi apreendida.
2. Técnicas a utilizar
Durante a exposição oral é importante:
►pronunciar com clareza e entoar correctamente as frases;
► evitar a leitura integral dos registos, procedendo apenas à consulta pontual dos dados; ► IMPORTANTÍSSIMO!!!
►desenvolver o tema sem divagações que possam dispersar a atenção dos ouvintes;
►fazer uma adequada distribuição do espaço, dominando-o visual e oralmente;
►modelar o tom de voz de modo a tornar o discurso mais vivo e interessante;
►gesticular de forma significativa e equilibrada;
► ter uma postura correcta, olhando de frente os ouvintes.
3. Material de apoio
Pode, como apoio, recorrer ao retroprojector, a acetatos, a imagens, a cartazes e ao leitor de cd’s.
4. Alguns conselhos:
►procure chegar cedo ao local da sua apresentação, de modo a ter tempo para verificar se o material que vai utilizar está operacional;
►não se esqueça que o que vai apresentar tem de ser visto, ouvido e entendido por todos;
Tenha sempre presente que:
►o gesto une-se à voz, prestando-lhe uma valiosíssima colaboração. Todo o corpo se expressa quando fala. As mãos e o olhar constituem meios de reforços expressivos. Assim, tal como não se deve gritar ao falar, também não se deve exagerar os gestos e posturas corporais ao ponto de dar à fala um tom teatral.
►o ritmo e a entoação que se dá às palavras influem muito na eficácia e no impacto da comunicação. Uma fala monótona, sem pausas, cria fadiga ao ouvinte e impede-o de entender o que se diz. Por outro lado, um tom variado, agradável, com as necessárias pausas, aumenta a capacidade
persuasiva do discurso.
►uma voz serena, clara e bem modulada permite que o ouvinte siga o discurso com maior facilidade, atenção e, porventura, atracção.
Fonte, com algumas adaptações:
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